"O Senhor é meu pastor e nada me faltará." (Salmos 23.1)

VOCÊ CONHECE O SENHOR DESTE SALMO?

sábado, 10 de julho de 2010

CONSOLIDANDO IDEIAS. QUERO MUDAR. E AGORA?!


Olá, queridos leitores!

Depois de quaaaatro longos capítulos sobre o tema “Todos os caminhos levam a Deus?!”, achei por bem consolidar as ideias e esclarecer possíveis dúvidas que eu possa ter deixado ao longo do caminho. Digo isso porque eu sempre tenho que lembrar que estou escrevendo não só para cristãos, mas também para pessoas que de certa forma já ouviram falar de Jesus, até creem nEle, declaram-se simpatizantes de Cristo, aceitam Jesus como um “grande mestre”, um “grande líder”, mas ainda não conseguiram entender o que significa o Evangelho de Cristo e o que significa seguir  Jesus verdadeiramente, pautando suas vidas pela Palavra não extraindo só o que for conveniente e deixando os demais preceitos de Deus de lado. Então vamos aos esclarecimentos:

Ponto 1: penso que para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. Por todas as razões que mencionei nos posts anteriores, não creio que todos os caminhos levem a Deus. A prova de que nem todos os caminhos conduzem ao Senhor, e à salvação, fica bem evidente quando se compara a Palavra de Deus com os atalhos criados pelas religiões através de seus ensinamentos deturpados os quais são inaceitáveis perante Deus. Os princípios e preceitos de Deus não estão na Bíblia para enfeite. A história contada, na Bíblia, acerca de Israel como povo de Deus, é hoje a nossa história. É impressionante como os mesmos erros daquele povo são cometidos da mesma forma nos dias atuais. E tudo por causa da dureza do coração do ser humano, que teima em desobedecer a Palavra de Deus.
Quero dizer também que não sou adepto de ecumenismos, mas estou aberto a possíveis esclarecimentos. Além disso, na obra de Deus, os fins não justificam os meios. Jesus e os apóstolos, por exemplo, não abraçaram as crenças dos deuses gregos e romanos em prol do Reino de Deus ainda que houvesse algum ponto em comum entre o que eles pregavam. Jesus sempre foi enfático acerca do Caminho e da salvação e declarou: “eu sou o Caminho”, “quem não é por mim é contra mim”, “quem comigo não ajunta, espalha”, etc. Infelizmente muitas pessoas conhecem apenas aquele Jesus das gravuras pintadas por artistas: um ser quase que mitológico, angelical, de cabelos compridos, olhinhos claros, segurando uma ovelhinha no colo, etc.

Ponto 2: quando menciono o Evangelho de Cristo, não estou apenas me referindo aos quatro evangelhos da Bíblia escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Quando escrevo “Evangelho de Cristo”, falo de toda a Bíblia em si, mas principalmente do Novo Testamento e do apóstolo Paulo, que foi o intérprete da mente de Cristo e trabalhou muito junto com os demais apóstolos para instituir as primeiras igrejas cristãs – sempre centrados, é claro, na sã doutrina – onde não era ensinada nenhuma das heresias que abordei anteriormente. Só quero esclarecer que não considero Paulo o maior e nem o menor dos apóstolos. No Reino de Deus não é assim que as coisas funcionam. Cada um dos apóstolos teve sua importância.

Ponto 3: NÃO! Não odeio as pessoas que estejam envolvidas com alguma das heresias ou doutrinas que mencionei nos posts anteriores. Muito pelo contrário, eu amo verdadeiramente a cada uma dessas pessoas e, por isso, tenho o desejo de compartilhar a preciosidade da Palavra de Deus vista com lentes limpas, e não através de dogmas, tradições e preceitos inventados por religiões. Acredito que muitas dessas pessoas estejam, de fato, tentando buscar a Deus. Mas elas precisam ser alertadas de que, à luz da Bíblia que elas mesmas usam, estão sendo enganadas, iludidas, justamente por não conhecerem, de fato, a Palavra e, por isso, precisam urgentemente despertar. Muitos irão espernear, ficarão indignados, se sentirão ofendidos ou, o que é pior, ficarão indiferentes. Argumentarão dizendo: sou “Testemunha Cristólico Universálico da Congregação da Tradição Espirituológica” e não quero mudar, pois nasci nessa religião e não vou sair dela porque, afinal, “o importante é se apegar em alguma coisa”. Esse comportamento já era esperado, pois a Bíblia mesmo diz: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme os seus próprios desejos;” (II Timóteo 4:3). Em outras palavras, por não aceitar a verdade, cada um vai procurar o que é melhor para si.
No mais, não tenho mais nada a dizer sobre isso. Infelizmente há pessoas que quando você aponta para algo belo, elas ficam prestando atenção apenas na ponta do seu dedo. Aos que insistirem em permanecer no erro, se tiverem alguma coisa a reclamar, que orem e se acertem com Deus. Quero que saibam que eu não tirei nada da minha imaginação, apenas trouxe à reflexão o que a Palavra de Deus diz. Não sou e nem quero ser o dono da verdade. Jesus é a verdade. A Palavra de Deus é a verdade. Para Jesus não tem essa historieta de que “tudo é relativo”. Agora não há mais desculpas, e ninguém poderá chegar diante de Deus e dizer: “ah! Mas eu não sabia”. Se estas pessoas amam verdadeiramente a Jesus, então que provem isso obedecendo a Palavra de Deus, e não indo atrás de preceitos, princípios e interpretações inventadas por seres humanos.

Ponto 4: aos que entenderam qual foi a minha proposta e desejam sinceramente aceitar a Cristo, quero dizer que, felizmente, há igrejas que ainda tem um compromisso sério com a Palavra de Deus e não se desviaram do Caminho e da sã doutrina.
Eu até poderia mencionar algumas dessas igrejas que pregam de forma sóbria o que a Palavra de Deus ensina – até mesmo a que eu frequento – , mas confesso que, para mim, esta é a parte mais difícil desde que comecei a escrever sobre o assunto. Creio que ao denunciar algumas das principais heresias e falsas doutrinas, pude pelo menos criar uma pons asinorum*. Além do mais, eu sei que não sou responsável pelo trabalho todo.
Se você leu com atenção todo conteúdo das quatro últimas postagens, deve ter constatado que crer também é pensar. Eu costumo dizer que, quando você se arrepende, Deus apaga os seus pecados, e não o seu bom senso.
Então, procure alguma igreja, faça uma visita, converse com o pastor, conheça as pessoas, faça novas amizades, frequente o estudo bíblico, conheça mais sobre a Palavra de Deus e descubra quem realmente é você, quem é Jesus e qual o propósito de Ele ter morrido numa cruz. Ouça com atenção as pregações e fique de olho nas esquisitices, heresias e falsas doutrinas, como essas que eu mencionei. Mas lembre-se do que eu falei sobre não haver igreja perfeita. Mesmo a igreja tendo um compromisso com a verdade da Palavra, temos que lembrar que ela é composta de pessoas, e pessoas decepcionam. Mas há um que nunca decepciona: que é Jesus.
Como eu havia dito no final do post anterior: não se deixe enganar por falsos mestres, ensinamentos e doutrinas. Deus ama você e quer usá-lo como instrumento de benção para ensinar a outros, por meio do verdadeiro amor, e de sua Palavra, o caminho de volta para casa.

Um grande abraço e fiquem na Paz do Senhor Jesus.

Post scriptum: o que vem por aí?!
E o Diabo? Onde ele ficou nessa história?

*pons asinorum: expressão em latim que significa “ponte dos burros”. O sentido real da expressão é o de oferecer ajuda para pessoas inexperientes.

Um comentário:

Filipe Machado disse...

Fala, Eduardo!
Aqui é o Filipe (marido da Angela que ia na MEUC).
Bacana seu blog, não o conhecia ainda.

Um abraço!

Filipe - www.2timoteo316.blogspot.com